Atuar como referência para formadores de opinião, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral nos debates sobre o sistema tributário brasileiro. Esse é o papel do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, uma iniciativa pioneira idealizada pelo Sindifisco Nacional, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas SocioFiscais da Universidade Federal de Goiás (GESF/UFG), que será lançado na próxima quinta-feira (14), em Brasília, com a presença de autoridades políticas e acadêmicas.
Com atualização constante, o site do observatório será um repositório de conhecimento em forma de artigos, estudos, cartilhas, lives, tira-dúvidas, entre outras ferramentas.
“O objetivo do observatório é participar desse grande debate sobre o sistema tributário e levar para a sociedade uma visão ampla e uma discussão democrática sobre o que é um sistema tributário justo e progressivo”, disse o diretor-adjunto de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Marcelo Lettieri.
Segundo o diretor, a proposta busca ainda subsidiar as discussões entre representantes dos poderes constituídos da República no sentido de favorecer a construção de uma legislação fiscal que promova uma tributação mais justa e menos regressiva.
Programação
O lançamento do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário será às 9h, com participação do presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, de representantes da reitoria da UFG, parlamentares e outras autoridades. Às 10h, a apresentação será feita pelos professores da UFG Francisco Mata Machado e Maria Teresa. Às 11h, ocorrerá a mesa redonda intitulada “Reforma Tributária”, com debates sobre tributação do consumo e da renda e reforma do contencioso administrativo fiscal. O encerramento está previsto para as 12h. A programação está em fase de conclusão e será disponibilizada em breve. O evento será transmitido pelo canal do Sindifisco no Youtube e pela TV Sindifisco.
Serviço:
O quê: Lançamento do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário
Onde: Centro Cultural Brasil 21 (Brasília)
Quando: 14 de março
Que horas: 9h às 12h30